Chorar ou vender lenços? Três observações para empreender.

 

Este ditado popular explica muito bem o que acontece com empreendedores  em tempos de instabilidades. Há os  que desistem e há aqueles que arriscam, se reinventam, encontram oportunidades onde ninguém mais as vê.

É preciso entender que as grandes ideias nascem em tempos de crise e que,  claro, há ajustes a fazer para atender um consumidor que está em um período de restrição de gastos.

No meu trabalho as principais perguntas que ouço de empreendedores e candidatos a empreendedores são:

Vale a pena empreender em tempos de instabilidade?

Como começar o meu negócio?dúvidas

Tenho um projeto, mas não sei como colocá-lo em prática!

Como fazer para chamar a atenção do consumidor com baixo investimento?

Quero ter uma história de sucesso. Mas como vou trilhar este caminho?

Como criar uma marca que tenha relevância?

Eu  digo a você que está pensando em iniciar seu negócio, ou que já tem e quer crescer, que sim,  há respostas positivas para todas estas questões.Você, empreendedor, pode estabelecer uma comunicação personalizada, efetiva e permanente com seu target. A comunicação, estrategicamente desenvolvida, pode conduzí-lo a resultados muito positivos.  Os números mostram e comprovam que aqueles que se arriscam e se reinventam em tempos de instabilidade são os que se recuperam mais rápido e saem na frente na hora da virada. Segundo dados do Sebrae, de cada 10 brasileiros adultos, 4 possuem ou estão  envolvidos com a criação de uma empresa.

empreendedor

Uma das questões que eu considero inicialmente relevante é: como o empreendedor torna tangível o seu produto ou serviço para o seu consumidor potencial?

É importante que você tenha uma compreensão clara do que quer dizer e oferecer a seu público. Ocorre que muitas vezes o valor que você entrega, embora seja necessário e resolva o problema do usuário, está alicerçado em recursos e  linguagem que não o estimulam a seguir em frente e  não o deixa convicto da ação de compra.  Da mesma forma, todo o seu esforço e conteúdo não serão suficientes para sustentar um produto que não resolva, literalmente, a dor (necessidade) do usuário.

         Três observações para empreender:

  1. tangibilizar o valor que você entrega,   de forma que fique claro para o usuário potencial quais as necessidades que serão atendidas. Produtos físicos, embora mais fáceis, à princípio, requerem um minucioso levantamento de seu diferencial, ou seja, seu benefício alinhado ao seu comprometimento social e ambiental, que inclui todo o processo, desde a produção , vendas, seu uso e até seu  descarte. O projeto Plastic Madonna da Dopper –  empresa holandesa que  criou a garrafa sem materiais nocivos ao ambiente, com o objetivo de dar fim  ao uso excessivo de garrafas plásticas – é um bom exemplo pra entender tangibilidade.

garrafra Dopper2. Dar forma ao seu serviço – Muitos empreendedores enfrentam dificuldades nesta etapa, porque é preciso torná-los concretos na mente do usuário potencial. O que parece claro para o empreendedor nem sempre está claro para o consumidor.   Coaches, professores, instrutores, assessores, consultores, precisam utilizar recursos de linguagem e ferramentas para materializar ao máximo seus serviços. Bons exemplos são plataformas de compartilhamento e os que combinam serviços e produtos,  como os serviços de assinaturas de vinhos e cafés.

café

3. Conhecer e definir o seu usuário potencial –  para alinhar o produto/serviço às suas reais necessidades; compreenda seu universo, sua expectativass; entenda o que ele quer ou precisa; e esteja comprometido em atendê-lo, para assim, tornar tangível e perceptível o valor a ser entregue.

 

 

Deixe um comentário